Retórica sobre deixar de fumar

quinta-feira, 22 de outubro de 2015


1ª semana:  É a semana das questões existenciais. Não passam 5 minutos sem que uma comichão psicológica invada o cérebro: O que é que os não-fumadores fazem quando têm de esperar 10 minutos? E quando estão nervosos? E quando estão deprimidos ou quando querem comemorar alguma coisa? E em que outros sítios é que se podem encontrar aquelas pessoas que já estava habituada a encontrar a fumar também em frente à porta da faculdade? O que é que os não-fumadores usam para acompanhar cerveja? E agora como é que eu vou voltar a beber café?

2ª semana: É a semana do arrependimento. É nesta semana que um recém-não-fumador espera encontrar as reais vantagens de ter largado o vício e até agora nada delas. Aparecem enxaquecas dia sim, dia não; o nervosismo acaba com as unhas que estavam tão bem pintadinhas e as pessoas continuam constantemente a perguntar-te se não queres um cigarro e tu a responder que "não, não quero, eu vim cá fora só fazer companhia, eu agora não fumo".

3ª semana: Afinal não é assim tão difícil subir a Alameda a pé. E subir 3 andares de escadas com sacos de compras. E correr 5km. O fumo dos outros já é desagradável em vez de provocar saudades. A parte mais irritante é quando dizes  a um não-fumador que te juntaste ao seu clube e ele responde com um "o quê, só há 3 semanas?" como se não fumar durante 3 semanas fosse easy-peasy. Mas agora tens energia para lhe dar três tabefes.

4ª semana: A exclusão do vício do tabaco diminui também o consumo de café e de álcool. Reparas que és muito mais produtivo e que as pausas para fumar roubam um tempo ridículo - numa média de 10 minutos por cada cigarro, bastam 6 cigarros para nos consumir 1 hora diária de não-produtividade - e já te chateia estares a trabalhar a fundo e os teus colegas fazerem constantemente pausas para ir lá fora. Nos dias de chuva dá gozo ver os fumadores serem levados pelos tufões. A concentração é maior e dizem-te que andas mais relax. Reparas que ultimamente tens dinheiro para fazer tudo o que te apetece.

5ª semana: Quando olhas para o mealheiro que tens vindo a fazer com o dinheiro poupado em tabaco começas a fazer planos para daqui a um ano comprar um Porsche.


2 micoses:

*Nightwish* disse...

Ahahahahh!! O que eu não me ri com este post. Não posso reiterar nada, porque não sou nem nunca fui fumadora, mas bem que tem lógica.
Gostei especialmente do "mas agora tens energia para lhe dar três tabefes" e do "nos dias de chuva dá gozo ver os fumadores serem levados pelos tufões". Dá mesmo vontade de ser mázinha quando toda a gente tem uma desculpa para fazer uma pausa, só porque tem que ir fumar um cigarrinho, mas tu não =P
****

C. disse...

Identifico-me totalmente LOL

Enviar um comentário

Copyright © 2010 Comichão Psicológica | Free Blogger Templates by Splashy Templates | Layout by Atomic Website Templates